quinta-feira, 4 de outubro de 2012


E SE FOSSE VOCÊ?

Giselle Kírian

Caros Leitores,

Em um texto escrito por Cecília Pereira Silva ela usa as seguintes imagens:

                                                    
  
Com essa foto, a autora nos faz questionar sobre a nossa condição de vida...

Quando passamos nos centros urbanos sempre nos deparamos com moradores de ruas. Silva afirma que atualmente são aproximadamente 1,8 milhões de pessoas que vivem nessas condições; sendo elas crianças, jovens, adultos e idosos. 

A autora ainda nos faz repensar qual é o papel do estado. No Art. 6ª da Constituição Brasileira: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade, à infância e a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” e o Artigo 21 da Declaração Universal dos direitos Humanos: “Todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.”

Obtendo consciência de todos os deveres do estado com relação ao cidadão e vice-versa constata-se que além das condições sociais precárias já percebidas, os aspectos jurídicos e políticos inexistem para essas pessoas. Portanto quem vota, tem casa meus senhores e rua não é casa, rua é rua e morador de rua para os desumanos não é cidadão.  

Essa outra imagem é usada em seu texto para explicar melhor essa relação:



Silva além de fazer com que questionemos sobre a nossa condição de vida e falar sobre o dever do estado, afirma que esses cidadãos devem ser devolvidos à sociedade e que seus direitos e deveres possam ser cumpridos de forma digna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário