sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA


JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA

Dayana Iara

Erradicar a pobreza como um imperativo ético, Social, Econômico e ambiental.

a)    Garantir o direito á água potável  ao ar puro, á segurança alimentar, aos solos não contaminados, ao abrigo e saneamento seguro, distribuindo os recursos nacionais e internacionais requeridos.

b)    Prover cada ser humano de educação e recursos para assegurar uma subsistência sustentável, e dar seguro médico e segurança coletiva a todos àqueles que não são capazes de manterem-se a si mesmos.

c)    Reconhecer o não instruído, proteger o vulnerável, servir àqueles que sofrem, e permitir-lhes desenvolver suas capacidades e alcançar suas aspirações.

Garantir que as atividades econômicas e instituições em todos os níveis Promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.

a)    Promover a distribuição equitativa da riqueza dentro e entre nações.

b)    Incrementar os recursos intelectuais, financeiros, técnicos e sociais das nações em desenvolvimento e aliviar as dívidas internacionais onerosas.

c)    Garantir que todas as transações comerciais apoiem o uso de recursos sustentáveis, a proteção ambiental e normas laborais progressistas.

d)    Exigir que corporações multinacionais e organizações financeiras internacionais atuem com transparência em benefício do bem comum e responsabilizá-las pelas consequências de suas atividades

Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, ao cuidado da saúde e ás oportunidades econômicas.

a)    Assegurar os direitos humanos das mulheres e das meninas e acabar com toda violência contra elas.

b)    Promover a participação ativa das mulheres em todos os aspectos da vida econômica, política, civil  social e cultural como parceiros plenos e paritários tomadores de decisões, líderes e beneficiários.

c)    Fortalecer as Famílias e garantir a segurança e a criação amorosa de todos os membros da família.

Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem estar espiritual, dando especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.

a)    Eliminar a descriminação em todas suas formas, como as baseadas na raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional e étnica ou social.

b)    Afirmar o direito dos povos indígenas á sua espiritualidade, conhecimentos, terras e recursos, assim como as suas práticas relacionadas a formas sustentáveis de vida.

c)    Honrar e apoiar os jovens das nossas comunidades, habilitando-os para cumprir seu papel essencial na criação de sociedades sustentáveis.

d)    Proteger e restaurar lugares notáveis, de significado cultural e espiritual.


Se perguntarmos ao povo brasileiro, nos mais diversos cantos deste nosso imenso país, qual é o seu maior sonho? Possivelmente haverá uma grande diversidade de respostas, alguns sonham em conquistar a sua casa própria, outros sonham com um emprego estável, há ainda os que sonham com atendimento básico para seus doentes, escola de qualidade para seus filhos, transporte, saúde, etc., mas se pensarmos em todos estes aspectos de forma mais globalizada chegaremos a um denominador comum, que é a tão sonhada justiça social. Estamos em período pré-eleitoral e com certeza muito vamos ouvir falar em justiça social, pois os candidatos apreciam a defesa destas ideias quando ainda são candidatos, mas muito poucos deles continuam batalhando para defender os direitos de cada cidadão. Fazer justiça social não é tarefa fácil, especialmente porque este conceito implica inúmeras questões, mas é possível investir em economia e justiça social, basta que se tenha um mínimo de boa vontade política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário