quinta-feira, 4 de outubro de 2012



MURAL ACADÊMICO

04/10/2012

Gestão sustentável de BH é tema de projeto interdisciplinar
Apresentações acontecem neste sábado (6)

Como fazer de Belo Horizonte uma cidade mais sustentável? Desde o começo do semestre, os alunos do 1º período convivem com essa pergunta e têm trabalhado duro para respondê-la. O resultado será apresentado neste sábado (6), de 8h às 13h, no hall e auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara.

O projeto, que integra todas as disciplinas do 1º período, tem como objetivo promover a reflexão sobre questões que envolvem a sociedade contemporânea. “Neste semestre, o tema escolhido foi novamente a sustentabilidade. Dada a sua dimensão múltipla: social, econômica, ambiental, jurídico, política e ética, ela se consolidou como uma das mais novas tendências no Direito”, afirmam os professores* que coordenam a atividade.

Além de tendência, a gestão sustentável está prevista na Constituição Federal, conforme lembram os docentes. Segundo o art. 216, que trata do patrimônio cultural, “pensar a cidade, em seus problemas cruciais que afetam a todos, é de fundamental importância, tendo em vista que é o local onde temos nossos modos de criar fazer e viver.” Já o artigo 225 preceitua que “a vida tem que ser pautada em um espaço saudável e com equilíbrio ambiental para todos.”

Conscientes desses direitos constitucionais e dos problemas que afetam Belo Horizonte, particularmente no que se refere à Saúde pública, Educação, Assistência Social, Planejamento Urbano e também à precariedade ao acesso de programas culturais, os alunos se dedicaram à pesquisa dos caminhos possíveis para solucionar ou amenizar a complexidade da atual realidade social da capital mineira. Para apresentar os resultados dos trabalhos, prepararam cartilhas, vídeos, blogs e peças teatrais, que serão apresentadas neste sábado.

Confira!

*O projeto é coordenado pelos professores: Émilien Vilas Boas Reis, Maria Aparecida Leite Mendes Cota, Francisco Haas, Marcelo Rocha, Beatriz Costa, Marcelle Machado de Souza, Marjorie Corrêa Marona, Maria Carolina Ferreira e Willio Campos Anselmo. Também participam o psicólogo Rogério Fonseca Vieira, a coordenadora de ensino Anacélia Santos e o professor Adair José.



Nenhum comentário:

Postar um comentário