quarta-feira, 3 de outubro de 2012

POPULAÇÃO DE RUA, COMO PROTEGER SUA DIGNIDADE?


POPULAÇÃO DE RUA, COMO PROTEGER SUA DIGNIDADE?

Douglas Lima Daniel

Caros Leitores,

Os candidatos à Prefeitura de BH deram entrevista ao Jornal Metro, em 24 de Setembro de 2012, no que se refere à situação do abrigamento para a população de rua.

Segundo Alfredo Flister (PHS), é necessário ampliar os trabalhos das ONG’s e da Pastoral de rua, criando oportunidades terapêuticas para usuários de drogas e um Conselho Psiquiátrico para os que sofrem de doenças mentais e estão nas ruas.

Márcio Lacerda (PSB) falou que as ações de assistência social são realizadas em todas as regionais em todos os âmbitos em que serão implantadas novas unidades de acolhimento na cidade, para assim, atender áreas de maior vulnerabilidade social.

Maria da Consolação (Psol) acredita que os abrigos de hoje não cumprem sua função social.  É necessário articular melhor as pessoas com suas famílias, já que as vagas são restritas.

Para Tadeu Martins (PPL), já que muitos moradores de rua são dependentes químicos, é de suma importância serem tratados como um problema de saúde e de assistência social, e não, como um problema de segurança. É necessário que seja feita a reinclusão por meio de cursos de formação e de preparação para empregos e também que o acesso a programas de moradia seja facilitado.

Fechando a matéria, Vanessa Portugal (PSTU) alerta para nos atentarmos primeiro às políticas públicas nas áreas da saúde, educação e geração de renda. Assim, a desigualdade será diminuída.

Estão aí, caros leitores, as propostas de proteção à Dignidade da Pessoa Humana dos moradores de rua. São eficientes? São definitivas? Não leitor, são paliativas.

As propostas apresentadas resolvem problemas pontuais, locais, sem, no entanto, abordar a constituição familiar, a proteção dos direitos fundamentais. O Município de Belo Horizonte, por meio de seus gestores, atende a cota mínima exigida pela legislação. Contudo, não é o suficiente. Deve-se atentar, no mínimo, ao necessário para a proteção da Dignidade da Pessoa Humana dos moradores de rua.

Como Cidadãos imbuídos pelo poder do voto, devemos buscar o necessário para a nossa cidade – Belo Horizonte – e não apenas o mínimo exigido. O voto é Poder da Sociedade para a construção do bem estar social, e está na Assistência Social, a porta de entrada para uma vida mais digna, principalmente àqueles mais desfavorecido.

Reflitam sobre a Assistência Social e a coloquem como fator determinante para a construção da Igualdade e da Fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário